Vacinação para pessoas com Parkinson

A professora Wilma Costa Souza, presidente da APC, traduziu a orientação da Associação Internacional de Parkinson e Desordens do Movimento e seu Comitê de Questões Científicas (MDS-SIC) sobre a vacinação COVID-19 em pessoas com Parkinson. Confira abaixo.


Declaração de Vacina MDS COVID-19 para Pacientes

Uma nota especial para todos os pacientes com doença de Parkinson em vacinação COVID-19. Preparado por Stella Papa em nome da SIC, Chris Goetz e liderança do MDS.?

Os diretores da Associação Internacional de Parkinson e Desordens do Movimento e seu Comitê de Questões Científicas (MDS-SIC) desejam fornecer informações sobre as oportunidades de vacinação COVID-19 que são fundamentais para a proteção de nossa comunidade de pacientes, médicos e profissionais de saúde associados no atual momento crítico situação da pandemia global. Nos últimos dias, as vacinas COVID-19 foram aprovadas em vários países para uso emergencial de acordo com programas governamentais de imunização.

Recentemente o FDA (órgão americano destinado a administração de Alimentos e Medicamentos) e EMA (órgão europeu destinado a administração de medicamentos) divulgaram que as vacinas BNT162b2 (Pfizer / BioNTech) e mRNA-1273 (Moderna) atenderam aos altos padrões exigidos para autorização de uso após análise e validação de dados completos, conforme exigido no processo normal de aprovação de uma vacina.

O processo garante que os requisitos de eficácia e segurança foram atendidos e as pessoas podem ser inoculadas porque os benefícios da vacina superam seus riscos. As vacinas COVID-19 adicionais que ainda estão nas fases experimentais II e III serão eventualmente submetidas ao mesmo escrutínio antes da autorização para uso emergencial.

Até o momento, as vacinas COVID-19 aprovadas provaram ser altamente eficazes na prevenção das formas graves e até leves da doença. A alta eficácia (> 90%) foi comprovada independentemente da raça, sexo, idade e condições médicas.

Da mesma forma que outras vacinas, existem alguns efeitos colaterais com as vacinas COVID-19 recentemente aprovadas que são considerados de baixa significância. Na maioria dos casos, os efeitos colaterais foram leves (dor e irritação no local da injeção, dor de cabeça, febre baixa). Além disso, tem sido observada ocasionalmente uma reação imunológica às vacinas. A transparência no processo de desenvolvimento e aprovação é muito importante. A eficácia e segurança das vacinas aprovadas são totalmente divulgadas nos artigos publicados1,2. É altamente recomendado que todas as vacinas em desenvolvimento sigam a mesma metodologia com o envio dos dados coletados para publicações revisadas por pares para transparência à comunidade científica informando o público geral.

As vacinas com eficácia comprovada e perfil de segurança satisfatório trazem esperança para acabar com a pandemia de COVID-19 que já ceifou muitas vidas em todo o mundo. Na verdade, a vacina é nosso melhor remédio para combater essa doença viral. Portanto, recomendamos a vacinação com vacinas devidamente autorizadas para prevenir os riscos de doenças graves com risco de vida após a infecção por COVID-19. Também recomendamos fortemente que nossa comunidade de pacientes siga as indicações de seus médicos pessoais e prestadores de cuidados de saúde. Finalmente, é importante continuar a cumprir as medidas padrão para reduzir a exposição e transmissão de COVID-19, conforme recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e CDC (Centro de Controle de Doenças), durante e após a vacinação.

Para nossos pacientes que vivem com doença de Parkinson

Para abordar aspectos da vacinação COVID-19, particularmente em relação à nossa população de pacientes com doença de Parkinson (DP), os dados disponíveis indicam: 

1. As vacinas baseadas em mRNA aprovadas e as vacinas de vetor em desenvolvimento induzem a imunização através de mecanismos que não interagem com o processo neurodegenerativo na DP. Com relação à inflamação associada à patogênese da DP como a entendemos hoje, não há evidências de qualquer interação com a resposta imune a essas vacinas. 

2. Os dados de Fase III relatados das vacinas aprovadas mostraram que os tipos ou incidência de efeitos colaterais em pacientes com DP não foram diferentes dos da população em geral. 

3. Semelhante a reações a outras imunizações, a vacinação COVID-19 não interfere com as terapias atuais de DP. 

4. Como alguns de nossos pacientes podem fazer parte dos primeiros grupos nos programas de vacinação atuais por causa de sua idade, residência em lares de idosos ou outras razões relacionadas a deficiências de DP, mais dados estarão disponíveis em um futuro próximo para análise posterior de o impacto dessas vacinas na DP.

Considerando tudo isso, encorajamos nossa comunidade de especialistas em saúde a recomendar a vacinação COVID-19 para seus pacientes com DP (ou seus cuidadores responsáveis), a menos que haja um motivo específico que impeça a administração. Também recomendamos que os pacientes compareçam para receber a vacina assim que ela estiver disponível. A recomendação é dada porque os benefícios e riscos não são diferentes dos da população geral (de mesma idade) e porque queremos que nossos pacientes sejam protegidos contra a doença e suas consequências. Esta conclusão também pode ser estendida a pacientes com outros distúrbios do movimento que não mostraram diferenças nos dados da vacina relatados.

Polack FP, Thomas SJ, Kitchin N, Absalon J, Gurtman A, Lockhart S, Perez JL, Pérez Marc G, Moreira ED, Zerbini C, Bailey R, Swanson KA, Roychoudhury S, Koury K, Li P, Kalina WV, Cooper D, Frenck RW Jr, Hammitt LL, Türeci Ö, Nell H, Schaefer A, Ünal S, Tresnan DB, Mather S, Dormitzer PR, Şahin U, Jansen KU, Gruber WC; C4591001 Clinical Trial Group. Safety and Efficacy of the BNT162b2 mRNA Covid-19 Vaccine. N Engl J Med. 2020 Dec 10. doi: 10.1056/NEJMoa2034577. Online ahead of print.PMID: 33301246

Jackson LA, Anderson EJ, Rouphael NG, Roberts PC, Makhene M, Coler RN, McCullough MP, Chappell JD, Denison MR, Stevens LJ, Pruijssers AJ, McDermott A, Flach B, Doria-Rose NA, Corbett KS, Morabito KM, O’Dell S, Schmidt SD, Swanson PA 2nd, Padilla M, Mascola JR, Neuzil KM, Bennett H, Sun W, Peters E, Makowski M, Albert J, Cross K, Buchanan W, Pikaart-Tautges R, Ledgerwood JE, Graham BS, Beigel JH; mRNA-1273 Study Group. An mRNA Vaccine against SARS-CoV-2 – Preliminary Report. N Engl J Med. 2020 Nov 12;383(20):1920-1931. doi: 10.1056/NEJMoa2022483. Epub 2020 Jul 14.PMID: 32663912

Traduzido por Wilma Costa Souza.

« Voltar