Histórico da APC
O serviço de Fisioterapia Neurofuncional do Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro (CMR-ED) foi criado no ano 2000, sob a supervisão da Professora Wilma Costa Souza.
Em 2001 percebendo a demanda e a necessidade de um atendimento diferenciado para pacientes com Doença de Parkinson foi criado um grupo especializado no atendimento dessas pessoas.
A este grupo uniram-se pessoas com Doença de Parkinson e familiares da zona Sul do Rio de Janeiro que discutiam, na ocasião, a necessidade de criar uma associação. E assim, em 2008, foi fundada a Associação Parkinson Carioca/APC, com na época, 33 associados.
Desde então, a APC luta para garantir os direitos de cidadania das pessoas com Doença de Parkinson, oferece diferentes modalidades de tratamento, desenvolve atividades recreativas.
São oferecidos: Fisioterapia motora em grupo e individual, dança e práticas integrativas complementares, entre outras modalidades de tratamento. Pacientes e cuidadores participam de grupos de dança e de práticas integrativas complementares. Palestras, passeios culturais e festas de confraternização contribuem para uma melhor integração e qualidade de vida de todos.
A sua sede encontra-se no CIAD Mestre Candeia, localizada na Avenida Presidente Vargas 1997, sala 309 – Centro – RJ.
O trabalho na APC é realizado por profissionais voluntários e alunos de diferentes cursos de graduação. Oferecemos também treinamento em serviço e formação teórica específica sobre o tratamento da Doença de Parkinson.