Histórico da APC

O serviço de Fisioterapia Neurofuncional do Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro (CMR-ED) foi criado no ano 2000, sob a supervisão da Professora Wilma Costa Souza.

Em 2001 percebendo a demanda e a necessidade de um atendimento diferenciado para pacientes com Doença de Parkinson foi criado um grupo especializado no atendimento dessas pessoas.

A este grupo uniram-se pessoas com Doença de Parkinson e familiares da zona Sul do Rio de Janeiro que discutiam, na ocasião, a necessidade de criar uma associação. E assim, em 2008, foi fundada a Associação Parkinson Carioca/APC, com na época, 33 associados.

Desde então, a APC luta para garantir os direitos de cidadania das pessoas com Doença de Parkinson, oferece diferentes modalidades de tratamento, desenvolve atividades recreativas e forma grupos de apoio com pacientes, familiares e cuidadores.

São oferecidos tratamento em Fisioterapia motora e respiratória, Fonoaudiologia e Psicologia. Pacientes e cuidadores participam de grupos de dança e de práticas integrativas complementares. Palestras, passeios culturais e festas de confraternização contribuem para uma melhor integração e qualidade de vida de todos.

Sua sede encontra-se no CMR-ED localizado na Rua Ramiro Magalhães 521, terceiro andar, bairro do Engenho de Dentro.

O trabalho na APC é realizado por profissionais voluntários e alunos de diferentes cursos de graduação. Oferecemos também treinamento em serviço e formação teórica específica sobre o tratamento da Doença de Parkinson.