Doença de Parkinson
Doença de Parkinson
O que é?
É uma doença neurodegenerativa provocada pela morte de neurônios localizados em uma pequena área do cérebro. A morte dessas células leva a uma diminuição de uma substância química chamada dopamina. A DP acomete preferencialmente pessoas acima dos 50 anos de idade, de uma forma lenta e progressiva, mas que não oferece riscos de contaminação para pessoas próximas ao paciente.
Quais os principais sintomas que afetam o movimento?
- Tremor nas mãos, que aparece durante o período de repouso, mas que também pode se iniciar pela cabeça e pés.
- Dificuldade para escrever, falar, comer e engolir.
- Dificuldade para iniciar os movimentos e/ou lentidão na realização das atividades do dia a dia como virar-se, levantar e sentar.
- Diminuição da mímica facial.
- Alteração do equilíbrio e marcha em bloco, com passos pequenos, diminuição do balanço automático dos braços e postura curvada para frente facilitando as quedas.
Como a doença é tratada?
Atualmente não há cura para a DP, porém a melhor forma de melhorar os sintomas é através de medicamentos e Fisioterapia Neurofuncional.
Qual é a importância da Fisioterapia Neurofuncional?
- Melhorar a capacidade de movimentar-se.
- Manter ou melhorar a postura.
- Melhorar a rigidez muscular.
- Prevenir dores articulares.
- Aumentar força muscular
- Melhorar as condições cardiovasculares.
- Promover uma melhor qualidade de vida.
Dicas
- Para interromper momentaneamente o tremor basta colocar a mão entre a coxa e a cadeira, direcionando o peso nessa direção.
- Durante a caminhada procure manter o comprimento dos passos, caso eles se tornem muito pequenos, interrompa a ação e inicie novamente com passos largos.
- Evite locais escorregadios e muito irregulares e acima de tudo mantenha sua atenção voltada para a tarefa. É importante evitar as quedas, por isso, fique a vontade para usar uma bengala caso julgue necessário.
- Quando subitamente não for capaz de andar e se sentir congelado ou preso ao chão interrompa a ação e conte mentalmente….1,2 …..1,2……
- Procure realizar atividades durante todo o dia, ficar parado não é recomendado, porém procure realizar as tarefas de forma e segura.
- Caso a rigidez seja maior no período da manhã, programe-se para levantar da cama e divida a tarefa em partes. Se for necessário um apoio para levantar-se, deixe uma cadeira próxima à cama.
Recomendações Gerais
- Procure conhecer a doença e seu tratamento.
- Aprenda a viver com a doença e encará-la com serenidade.
- Não deixe de manter contatos sociais e familiares e atividades que lhe dão prazer.
- Partilhe experiências com outros doentes, participando de encontros nas associações de Parkinson.
Por que você deve se tratar com Fisioterapia Neurofuncional?
A Fisioterapia Neurofuncional é a área da Fisioterapia que atua na recuperação das limitações impostas pelas doenças que afetam o sistema nervoso, tanto em crianças quanto em adultos. Essas doenças frequentemente limitam os movimentos, como o caso da DP. O fisioterapeuta neurofuncional conhece o funcionamento do sistema nervoso e sua capacidade de recuperação; a consequência dos danos sofridos e os recursos de fisioterapia cientificamente comprovados. Por isso, procure serviços de fisioterapia neurofuncional com profissionais experientes. A fisioterapia na DP pode ser individual ou em grupo e consiste principalmente de exercícios livres e com cargas leves.
Associação Parkinson Carioca – APC
Formada por pacientes, familiares e profissionais de saúde, tem como objetivo promover a integração, a promoção social e defender os direitos de cidadania de pacientes com DP. Além de manter e desenvolver atividades de assistência aos pacientes.
Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro.
Rua Ramiro Magalhães, 521, sala 302
Engenho de Dentro – RJ
Telefone: (21) 3111-7342 (08:00 às 12:00)
parkinsoncarioca.com.br