Author Archives: Daniel

  • 0

A APC Promove Encontro para Discussão dos Direitos dos Portadores de Doença de Parkinson

A legislação brasileira garante diversos direitos a pacientes com Doenças Crônicas. É necessário que os pacientes conheçam os seus direitos e saibam como reivindicá-los.

O evento pretende fornecer informações destacando-se as que dizem respeito a oferta de medicamentos para o tratamento da Doença de Parkinson.
As unidades do município fornecem gratuitamente, mediante receita médica emitida por médico do SUS, principalmente medicamentos que fazem a reposição da dopamina, que são fundamentais no tratamento da doença. Normalmente há descontinuidade na oferta, mas a partir desse ano a situação piorou muito.
Os pacientes percorrem diversas farmácias do Município e não encontram os medicamentos.

Outra possibilidade é comprar através do programa “Aqui tem Farmácia Popular” a um custo mais baixo. Entretanto, este não é o único medicamento de uso contínuo utilizado pelos pacientes. Juntando tudo, no final do mês a conta sai cara.

A Farmácia de Alto Custo da Secretaria Estadual de Saúdes (FARMES) dispensa remédios de custo mais elevado para tratamento da doença. Além da burocracia para o recebimento dos remédios, muitos deles estão constantemente em falta. Os pacientes telefonam ou vão a farmácia e muitas vezes voltam para casa sem os medicamentos.

A APC criou uma “farmácia solidária” com objetivo de ajudar, quando possível. Nem sempre dispomos dos remédios, já que estes são doados.
Nos últimos anos, assistimos pacientes fracionando comprimidos para fazê-los durar mais e ou praticando o escambo. A falta de medicamentos pode deixar o paciente rígido (travado) com grande dificuldade de movimentação, sem condições de sair de sua casa ou mesmo realizar atividade muito simples.


  • 0

Projeto Educação e Saúde na DP com vagas abertas.

Em muitas instituições de saúde, grupos de profissionais têm buscado enfrentar o desafio de incorporar no serviço público a metodologia da educação popular, ou seja a estruturação de instrumentos de ampliação dos canais de interação cultural e de negociação (cartilhas, jornais, reuniões, cursos etc…). Nesse sentido a educação em saúde passa a ser um instrumento de construção da participação popular nos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, de aprofundamento da intervenção da ciência na vida cotidiana das famílias e da sociedade (Vasconcelos EM, 1998).

Com base no que foi escrito fica mais fácil compreender o objetivo do projeto de extensão: Educação e Saúde na doença de Parkinson: Cuidando dos pacientes, familiares e cuidadores, ou seja oferecer informações, quanto aos cuidados multiprofissionais na DP através de uma cartilha. Dessa forma, o grupo de profissionais especializados, residentes e alunos contribuirão, através do treinamento com os pacientes, seus familiares e cuidadores para o processo educativo.

A partir dos relatos dos pacientes e seus cuidadores, da observação e registro dos profissionais envolvidos com o Projeto será possível haver uma troca e produção de conhecimento entre professores, profissionais especializados, residentes e estudantes das diversas áreas de saúde e a sociedade.


  • 0

APC trará para o Brasil o grupo Dance For Parkinson em 2018

A Associação Parkinson Carioca vai trazer o curso para professores de dança “Dance for Parkinson”, direto do Brooklyn, Nova Iorque. O curso, fundado e dirigido por David Leventhal, do Mark Morris Dance Group, é o mais conceituado dentre os voltados para o público com a doença de Parkinson, e uma terapia que vem obtendo resultados incríveis em todo o mundo.

O próprio diretor do programa deve vir ao Brasil ministrar as aulas e orientar os terapeutas interessados. O curso, apesar de voltado ao público com a doença de Parkinson, é recomendado para todos os idosos. Ele oferece ao aluno grandes resultados na capacidade motora e de memória.

O evento acontecerá, a princípio, em meados de fevereiro de 2018, no Rio de Janeiro. A APC, que está trazendo pela primeira vez o curso para professores de dança, já oferece terapias baseadas nos conceitos da Dance For PD® através de Annette Fernandes. A voluntária fez aulas em dezembro com eles, e passou a pôr em prática os métodos desde o ano passado com os pacientes da APC.

Os interessados devem fazer 8 aulas online para participar da aula presencial em fevereiro ou março de 2018, que será dada em um final de semana, para facilitar que pessoas de outros estados/cidades possam participar.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre os diretores do projeto, e ver depoimentos dos alunos. O vídeo está em Inglês mas clicando nos ícones do lado direito inferior dele é possível configurar legendas traduzidas para o Português:


  • 2

Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson em Niterói

Nos dias 10 e 11 de Abril o Grupo de Ajuda Parkinson Niterói (GAP) promoverá a Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson em Niterói. Com o tema “Um Encontro com a Informação”, o evento, que será na Associação Médica Fluminense, contará com programação diversificada e muito interessante para amigos e portadores da Doença de Parkinson.

Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson em Niterói

Semana de Divulgação e Conscientização da Doença de Parkinson em Niterói

Confira abaixo e programação do evento. A imagem não está em boa qualidade mas está legível, você pode clicar nela para ampliá-la. Para mais informações sobre o evento procure o GAP em seu http://grupodeajudaparkinsonniteroi.blogspot.com.br/ ou em https://www.facebook.com/grupodeajudaparkinsonniteroi/.


  • 0

Depoimento do Presidente da ACP

Vejam o depoimento do Márcio Araújo, presidente da Associação Capixaba de Parkinson neste vídeo de abertura do 1º Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo.


  • 0

Participe da Campanha United For Parkinson!

No Dia Mundial do Parkinson participe online:

  • Use as hashtag #UniteForParkinsons, #apc e #associaçãoparkinsoncarioca no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra mídia social.
  • Use em seus perfis e divulgue as imagens #UniteForParkinsons (que podem baixadas abaixo com e sem o símbolo da APC) em suas redes sociais.
  • Estimule seus amigos e seguidores a se envolverem também explicando a eles porque você está nessa campanha.

Imagens para divulgar nas redes sociais

Para baixar é só clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Salvar imagem como…”

#apc #associaçãoparkinsoncarioca #uniteforparkinsons

Unite for Parkinson’s!

#apc #associaçãoparkinsoncarioca #uniteforparkinsons


  • 0

APC Presente no 1º Congresso de DP no Espírito Santo

1º Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo

1º Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo

Nos dias 10 a 12 de Fevereiro de 2017, a equipe da APC esteve presente na EMESCAM, em Vitória/ES, participando do 1º Congresso sobre a Doença de Parkinson do estado do Espírito Santo. O Evento foi muito proveitoso e interessante para avançarmos na defesa dos direitos e na melhoria da qualidade de vida dos portadores da DP!

Equipe APC no 1º Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo.

Equipe APC no Evento.


  • 0

Deolindo Couto (UFRJ) promove educação e saúde para pacientes, cuidadores

Projeto de Extensão: Educação e Saúde na Doença de Parkinson: Cuidando dos pacientes, familiares e cuidadores.

Um projeto de extensão do Grupo de Estudos na Doença de Parkinson do Deolindo Couto (UFRJ) voltado à promoção de saúde e educação para pacientes com Doença de Parkinson, familiares e cuidadores está com inscrições abertas. Veja mais detalhes e orientações na imagem abaixo. Clique na imagem para ampliar.

Educação e Saúde na Doença de Parkinson

Educação e Saúde na Doença de Parkinson.


  • 0

1º Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo

O Primeiro Congresso Sobre a Doença de Parkinson do Estado do Espírito Santo reunirá pacientes, representantes das Associações de Parkinson do Brasil, Delegações Estrangeiras e Profissionais da Saúde com o objetivo de discutir os temas atuais no tratamento multidisciplinar do paciente visando sua melhor qualidade de vida.

Clique no link abaixo para mais detalhes:
http://www.parkinsonespiritosanto.com.br


  • 1

Documentário Sobre a Doença de Parkinson

Documentário sobre a doença de Parkinson desenvolvido no Grupo de Estudos da doença de Parkinson (GEDOPA), coordenado pelos professores Clynton Correa, MSc, PhD e Vera Lucia S. Britto, MSc, Universidade Federal do Rio de Janeiro. As atividades multiprofissionais ocorrem no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, Rio de Janeiro. Ano: 2016.
Dirigido por: Carlos Nogueira